Tratamento de canal, intrumentação rotatória, sessão única.

Colaboração : Prof Dra. Maria de Lourdes Rodrigues Accorinte e Dra. Estela Maria Cosme Martins

Tratamento Endodôntico (Canal) – É o tratamento dos canais dentro das raízes dentárias

Quando deve ser realizado ?

– Quando a polpa popularmente chamada “nervo” do dente é contaminada, geralmente isto ocorre quando a cárie já é muito profunda.

– Quando há dor aguda e sério desconforto do paciente por inflamação dessa polpa (“nervo”), a dor pode ser espontânea ou provocada por alimentação, estímulos de calor, e/ou frio ou ainda à própria mastigação.

– Em casos onde à grande perda da coroa do dente, muitas vezes é necessária a instalação de um pino ou núcleo dentro da raiz para obtermos fixação da prótese, para a colocação desse núcleo é necessário tratar o canal primeiramente.

– Em casos de necrose pulpar (quando essa polpa “morre”);

Às vezes o dente não dói, mas o foco infeccioso, pode ser diagnosticado radiograficamente.

Um dente que sofreu necrose é um dente morto. Porém, as bactérias que proliferam em seus canais promovem “necrose” no ligamento e osso que envolve esse dente, produzindo lesões que se transformam em um foco de infecção para todo o organismo podendo manifestar abscessos com coleções purulentas internas ou externas à cavidade bucal, portanto, devem ser tratadas antes que tenham chances de evoluir!

Tratamento de canal dói ?

Frente a uma forte dor, o paciente não deve insistir na auto medicação. De nada adianta passar a semana inteira conseguindo dormir só à base de remédios. Se for o caso, lembre-se que o tratamento de canal não dói, procure o seu dentista para que ele o possa atender da melhor forma.
Um dente com os canais tratados não deve escurecer e, após devidamente restaurado, deve manter a função mastigatória. A única desvantagem de um tratamento de canal em um dente adulto é que, se ele voltar à ter cárie, não sentirá nenhum tipo de dor e essa cárie poderá passar desapercebida. É por isso também, que recomenda-se um check-up odontológico em retornos a cada 6 meses.

Importância do tratamento de canal.

Ter um dente necrosado ?

Significa ter um dente contaminado e morto, é um foco infeccioso.
Ter um dente com os canais tratados ? Não significa ter um dente morto, mas sim um dente limpo, tratado, endodonticamente e livre de infecção.