Aparelhos fixos e removíveis, aparelhos autoligados, aparelhos de porcelana, aparelho lingual.

Ortodontia de Primeira Qualidade

Os Aparelhos Ortodônticos utilizados pela Qualicenter possuem tecnologia importada dos EUA e Europa. Podem reduzir o tempo de tratamento quando comparados com o aparelho ortodôntico convencional. Além disso, são mais confortáveis, indolores na maioria dos casos e favorecem uma melhor higienização.

A Qualicenter ainda conta com aparelhos estéticos, que são praticamente invisíveis e ideais para quem não deseja a utilização dos aparelhos metálicos. Você merece esta tecnologia!

Na Qualicenter você é atendido apenas por especialistas, aumentando o sucesso e a segurança de seu tratamento.

Veja as principais vantagens dos Aparelhos autoligados:

  • Mais confortáveis e práticos para higiene oral.
  • Recomendados para crianças, jovens e adultos.
  • Reduzem o tempo de tratamento.
  • Tecnologia importada e reconhecida mundialmente.
  • Disponível nas versões metálica e cerâmica (porcelana).

Conheça todos os nossos tratamentos ortodônticos

Corrige o alinhamento dos dentes e sua oclusão, com objetivo de se obter adequada função mastigatória e efeito estético.

Colaboração: Prof Dra. Maria de Lourdes Rodrigues Accorinte e Dra. Marina Magro Fograrin.

Saiba o que a ortodontia pode fazer por você:

1 – Estética:

Um sorriso lindo é o que as pessoas admiram, porém o alinhamento correto dos dentes propicia uma melhor eficiência mastigatória, saúde aos componentes do sistema mastigatório (dentes, osso alveolar, gengiva, articulação temporo mandibular e músculos) e também maior longevidade a estes elementos.

2 – Proteção aos tecidos gengivais

A protrusão de dentes, ou seja, presença de muitos dentes que não cabem no osso alveolar, jogando-os para fora, além de propiciarem uma estética ruim, podem causar muitos problemas gengivais, pois a pessoa não consegue vedar os lábios. Durante o sono com a boca aberta ocorre uma diminuição da ação lubrificante da saliva, a qual dilui e ajuda a combater os ácidos gerados pelas bactérias da boca, os quais podem causar cáries e problemas gengivais.

3 – Proteção ao osso alveolar (osso que suporta o dente).

Dentes bem alinhados, sem diastemas (aberturas ou espaço entre os dentes) propiciam uma boa distribuição da carga mastigatória.

Se os dentes estão separados, quando uma força mastigatória incide sobre ele, este absorve toda carga, não conseguindo distribuí-la com os dentes vizinhos, assim o osso alveolar que o cerca começa a ser reabsorvido e a gengiva começa a retrair também.

Se o problema não é resolvido, ocorre a diminuição progressiva dessa quantidade de osso, começando o dente a se movimentar ficando cada vez mais aberto, culminando com a perda do dente.

Com a ortodontia foi possível melhorar a estética da paciente e a boa oclusão propiciou uma melhor distribuição das forças mastigatórias, estabilizando a perda óssea. Neste caso, o acompanhamento conjunto com o periodontista é necessário para controlar o índice de placa bacteriana.

4 – Proteção aos próprios dentes

Dentes apinhados dificultam a higiene, prejudicando a gengiva e o osso suporte.

Apinhamento

Quando os dentes estão tortos, alguns vão se tocar com mais intensidade, havendo mais probabilidade de seu desgaste, fratura, e ou movimentação que os deixará cada vez mais tortos, prejudicando a estética e higienização.

Mordida Aberta

Quando mastigamos exercemos uma determinada força
sobre os dentes, se a quantidade de dentes que se
tocam for menor, haverá uma sobrecarga destes.

Menor quantidade de dentes ocluindo, causará sobrecarga nestes, podendo levar a:
Maior perda óssea
Maior retração
Possível perda de dentes, que pode levar
Instabilidade ortopédica da mandíbula – a disfunção da ATM.

Melhor distribuição da carga mastigatória (osso e gengiva)
Melhor estética
Maior proteção dos dentes
Maior estabilidade da mandíbula , protegendo a ATM.

5 – Proteção à articulação temporo mandibular (ATM).

Um melhor encaixe dos dentes propicia uma melhor distribuição das forças mastigatórias pelos músculos, ossos e ligamentos responsáveis pela mastigação. Todo o complexo da articulação temporo mandibular pode funcionar melhor. Para maiores informações sobre disfunção da ATM entre em Tratamentos – Disfunção Temporo Mandibular.

Perguntas mais frequentes:

O tratamento ortodôntico é muito dolorido?

Com o avanço da tecnologia ortodôntica, hoje é possível utilizar braquetes que trazem nos seus encaixes todas as características de angulação dos dentes (técnica de Straight-Wire). Esses braquetes mais modernos nos permitem utilizar fios mais flexíveis, que são os fios de níquel-titânio com efeito memória, os quais sendo mais leves propiciam maior conforto ao paciente. Outras técnicas onde são utilizados fios de aço, pelas características físicas deste material tendem a causar maior desconforto após a manutenção ortodôntica.

Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico ?

Após o estudo de sua documentação ortodôntica é que se pode predizer com mais segurança a previsão de duração do tratamento para cada caso.
Em geral, adolescentes em final de crescimento e adultos levam de 24 a 30 meses. Já as crianças, é bastante variável e depende realmente da alteração diagnosticada, pois existem casos que todo o crescimento e desenvolvimento da criança deverão ser controlados.

Que tipos de aparelho eu posso utilizar ?

Existem os aparelhos móveis que em geral são aparelhos ortopédicos que vão trabalhar com discrepâncias esqueléticas, por exemplo maxila atrésiva, mandíbula pequena, etc. São mais utilizados para crianças em fase de crescimento. Dependendo das alterações presentes podem ser necessárias complementações de tratamento com aparelho fixo.
Para os adultos, por não apresentarem mais crescimento, geralmente são utilizados os aparelhos fixos, que vão trabalhar com alterações dentárias, os aparelhos móveis nessa fase são mais utilizados como acessórios do tratamento ortodôntico fixo.

Existe aparelho estético ?

Existem aparelhos onde os braquetes são cerâmicos, ficando mais discretos e deixando o sorriso mais “leve”.
Orientações ao paciente quanto a cuidados com mastigação devem ser feito, pois são peças mais frágeis; mas pacientes adultos costumam ser bastante colaboradores nesse quesito.

Existe um aparelho que não apareça ?

Duas são as técnicas utilizadas para esconder o máximo possível o aparelho.

a) Técnica lingual – os braquetes são montados por trás dos dentes. É uma técnica mais trabalhosa e onerosa. Causa maior desconforto na língua inicialmente, mas ocorre uma adaptação do paciente posteriormente. Em alguns casos clínicos pode levar a maior tempo, contudo existem casos que podem ser bem solucionados com esta técnica.

b) Técnica Invisilin – Consiste de placas móveis transparentes que são trocados conforme o avanço do tratamento. Existe limitação para seu uso clínico, pois não são todos os casos que poderão ser resolvidos por esta técnica.

Aparelho ortodôntico causa cárie ?

O aparelho ortodôntico, é aderido ao dente por materiais que liberam flúor, o qual melhora as propriedades do esmalte adjacente. O que causa cárie é a placa bacteriana que não é removida devidamente. O ortodontista orientará a higienização como segue abaixo, seguindo suas recomendações e mantendo as visitas periódicas de limpeza e aplicação de fluor dificilmente aparecerão cáries ou manchamento do esmalte.