SOBRE OS
TRATAMENTOS

Trata dos distúrbios que atingem a Articulação RESPONSÁVEL PELA ABERTURA E FECHAMENTO DA BOCA (Têmporo-Mandibular - ATM) e seus reflexos, que podem incluir dores nas regiões da cabeça e da face.

É a articulação responsável pela abertura e fechamento da boca e localiza-se 3 milímetros à frente do ouvido. É formada pela porção final da mandíbula, cha Smada côndilo, a qual se encaixa em uma cavidade no osso temporal com a função de eliminar o atrito entre as duas superfícies ósseas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

DORES DE CABEÇA

DIFICULDADE PARA MASTIGAR E LIMITAÇÃO DE ABERTURA DE BOCA

CANSAÇO AO FALAR ESTALOS ARTICULARES

PERGUNTAS
FREQUENTES

+ O que é disfunção da ATM?

A ATM é a articulação que liga os ossos do ouvido a mandíbula, ela é responsável por comandar todos os movimentos da mandíbula - ou maxilar inferior.
Caso você sinta algum estalo no seu maxilar ou a sua mandíbula travando, pode-se tratar de uma DTM (sigla para disfunção da articulação temporo-mandibular). Além desses sintomas, a disfunção da ATM pode causar dores na face, dores de cabeça frequentes ou até mesmo dificuldade em abrir e fechar a boca.
A DTM pode ser causada por traumas na mandíbula, artrite na ATM, má postura, características anatômicas (formação da mandíbula durante a fase de crescimento), hábitos como morder os lábios ou bochechas, apoiar a mandíbula nas mãos, morder pontas de caneta e roer as unhas. Além disso, distúrbios do sono e estresse também são fatores que podem ser associados às causas da DTM.

+ A disfunção da ATM pode gerar dores de cabeça?

Sim, um dos sintomas da disfunção da ATM são dores de cabeça frequentes. Todavia, existem muitas causas para cefaleias e enxaquecas - e a dor é sempre um alerta do organismo que algo não está bem.
Assim, dores de cabeça podem significar desde uma cefaleia tensional (que é uma dor de cabeça primária de tratamento farmacológico), até quadros mais dramáticos, como um tumor intracraniano.
Desta forma, quando as dores de cabeça são frequentes, é recomendável uma consulta com neurologistas, otorrinolaringologistas, especialistas em disfunção de ATM, fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou psicólogos para verificar a fonte da dor.

+ Estalos na articulação significam disfunção da ATM?

Estalos articulares (ruídos na articulação) isoladamente não são sinais de doença.

+ Por que podem ocorrer os estalos no maxilar?

O disco articular que promove a proteção das superfícies ósseas na ATM pode ser deslocado devido à um trauma, bruxismo, instabilidade mandibular promovida por ausências dentárias ou dentes tortos, alterações metabólicas, etc.
No estágio inicial, o deslocamento é reduzido pois o próprio movimento de abertura bucal, possibilita a recaptura do disco articular, produzindo um estalo. Nesse estágio, o fechamento bucal também ocasiona na perda do contato do côndilo com o disco, produzindo um estalo menor.
Essa alteração inicial pode se manter estável por muitos anos e sozinha não significa doença, mas também pode evoluir para um estágio mais grave, que passa a ser uma barreira física limitadora do movimento de abertura bucal. Assim, esses sons articulares somados a história do paciente e outros sinais e sintomas clínicos, exames complementares, se necessários (raios-x, ressonância magnética, etc), que serão avaliados pelo especialista, podem levar à hipótese diagnóstica.

+ Quais as causas da disfunção da ATM?

A disfunção da ATM pode ter várias causas, isoladas ou associadas. Algumas delas são:
1 – Má oclusão: O encaixe dos dentes pode se tornar imperfeito, pela ausência ou entortamento dos mesmos. Isso causa uma instabilidade mandibular que, agravada por fatores de estresse ou outros eventos, pode levar ao deslocamento do disco articular.
Contudo uma oclusão deficiente distribui mal as forças mastigatórias não só para a ATM, mas para os próprios dentes, podendo gerar retrações gengivais, perdas ósseas e fraturas de esmalte prejudicando a saúde oral.
2 – Bruxismo: É o ato de apertar os dentes, principalmente durante o sono, também de causas multifatoriais e não totalmente conhecidas. Fatores emocionais (estresse) e distúrbios do sono são as principais suspeitas para o surgimento do bruxismo.
3 – Traumatismos: Jogos esportivos, lutas, acidentes de automóvel, etc.
4 – Hábitos funcionais: Como a apreensão de objetos com os dentes, apoiar as mãos na mandíbula, mastigar excessivamente chicletes, etc.
5 – Lassidão ligamentar: Alteração genética que promove uma maior flexibilidade de todas as articulações, podendo levar à disfunção de ATM.
6 – Outros: Alterações hormonais, fatores psicológicos, alterações sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, etc.

+ Qual o tratamento para a disfunção da ATM?

Em quadros de dor aguda, a primeira ação é o alívio da dor através de medicamentos, fisioterapia (calor, ultrassom), aparelhos interoclusais (placas), eletroterapia ou anestesia nos músculos para dissolver nódulos que ajudam a promover o relaxamento muscular da região.
Esse tratamento inicial visa a redução da inflamação e da carga excessiva sobre músculos e articulações. A partir daí, é necessário investigar os fatores causadores da DTM e tratar cada caso com a sua própria especificidade.
No caso de fatores oclusais, pode haver a necessidade da confecção de próteses, reposição de dentes perdidos ou tratamento ortodôntico. Também é importante controlar outros fatores causadores como estresse, alterações hormonais e sistêmicas, etc. a fim de promover um tratamento adequado ao paciente.

Entre em contato